Sobre o IMPROFADO
Peça de teatro 100% improvisada, que nasce a partir da inspiração de um fado escolhido pelo público, no início de cada espectáculo. O ponto de partida, que serve de inspiração e fio condutor para toda a criação, é a letra de um Fado (poema), escolhida aleatoriamente pela plateia a partir de um cancioneiro online.
Sem estrutura prévia combinada, personagens ou textos pré-definidos, as cenas e as personagens vão surgindo na história e o elenco vai entrelaçando progressivamente a narrativa, dando-lhe um princípio, meio e fim. É uma viagem pluridisciplinar, criativa, poética, imagética e sensorial. Uma criação colectiva improvisada a várias vozes, que combina em palco artes como a Música, Pintura e Teatro. Entre cada cena teatral, os músicos inventam, de forma repentista, uma nova música e letra inspirada no que observam em palco, enquanto o pintor simultaneamente cria uma ilustração sobre cada parte da história. Tudo é feito em tempo real e em comunhão com o público. Ao longo da peça, nasce o “fado” (o destino, a história) de cada noite, único em cada espectáculo. Composto por 3 actores, 1 pianista, 1 guitarrista, 1 cantora e 1 pintor/ilustrador. PERCURSO O espectáculo IMPROFADO estreou-se em Junho de 2013 em Nova Iorque, no Festival Internacional de Teatro de Improviso “Del Close Marathon”, no palco da mítica UCB Theatre Chelsea. Em Portugal a estreia ocorreu dia 25 de Maio em Sintra, no ESPONTÂNEO - Festival Internacional de Teatro de Improviso. Teve depois uma temporada no Teatro Meridional, em Lisboa, em Abril de 2015 e depois foi convidado para o Museu do Fado, Lisboa, onde fez duas temporadas (out/nov’15 e Abr/Mai’16). Em 2016 fez parte do Festival O Gesto Orelhudo, em Águeda. Em Outubro de 2016, apresentou-se no CCB - Centro Cultural de Belém. Em Janeiro de 2017 fez parte da programação do Festival IMPRO Amsterdam, Holanda e em Setembro encheu o Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. Elenco fixo:
Pedro Borges Gonçalo Sítima Marta Borges Ruben Alves / Miguel Tapadas (Piano) Ana Lúcia Magalhães (voz) Jorge Miguel (guitarra) Tiago Taron (pintura / ilustração) CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/16 DURAÇÃO DO ESPECTÁCULO: 1H15 |
|